A Importância de Ser o Primeiro
Categoria: Clipping
O primeiro lugar no Google tem uma taxa de cliques muito superior a todos os outros. Aparecer na primeira página é sinônimo de tráfego. Os três primeiros resultados são todos bons, mas o primeiro lugar é especial.
A esmagadora maioria das pessoas clica no primeiro resultado do Google e só visita os seguintes se não ficou satisfeito com o que viu. Quem estiver no primeiro lugar tem a primeira oportunidade de satisfazer a necessidade daquele visitante. Pode ser um novo leitor para o nosso blog, um cliente para nossa loja, etc.…
A distribuição aproximada de cliques em função da posição nos resultados do Google é a seguinte:
1. 25%
2. 7%
3. 5%
4. 4%
E a partir daí é sempre a descer…
O desafio do primeiro lugar
Se pesquisarem no Google a frase “”primeiro lugar Google” devem encontrar um post escrito com o objetivo assumido de chegar a essa posição para essa pesquisa. Esse post já está lá a muito tempo e eu vou testar o potencial SEO de uma página conhecida para lhe roubar essa posição. Ficar em segundo ou terceiro não é opção quando decidimos escrever sobre o primeiro lugar. Portanto qualquer lugar que não seja o primeiro é derrota.
As pessoas sempre dizem o que você precisa para estar na primeira página de resultados do Google se você quiser receber cliques, certo? Bem, isto vai doer mas a realidade é que, apenas estar na primeira página, não é o suficiente. Na verdade se você é o menor em torno de posições, você pode acabar ficando em um escasso 1% do total de cliques nas pesquisas para as palavras-chave.
Este é um tema muito quente, mas estranhamente não há uma investigação séria a respeito. O estudo mais confiável até agora vem da Universidade de Cornell. Eles usaram uma tecnologia de rastreamento para descobrir o percentual de usuários que deverá clicar em cada um dos 10 resultados que aparece na primeira página do Google para determinados temas. Os resultados, são bastante chocantes, como a imagem ilustra (imagem através de SEO Pesquisador):
Vamos utilizar alguns números para compreendê-lo melhor. Mesmo que você consiga a classificação na primeira página do Google para a palavra-chave que recebe 2.000 consultas por dia, você pode acabar recebendo apenas 28 cliques por dia, se você aparece na nona posição.
O site que aparece na segunda posição, só receberá 268. Não é um número ruim, mas em comparação aos 1126 cliques que o primeiro teve já é péssimo.
É uma pena que não temos muitos dados para confirmar os números. O Google estaria em uma posição muito boa para descobrir esses padrões, mas pelo visto, eles não tem interessem em revelá-los
No entanto, a mensagem é: Há retornos bem crescentes à medida que se sobe para a primeira página de resultados. Se você estiver com o objetivo de obter tráfego orgânico, portanto, você precisa aparecer na primeira posição de palavras-chave na pesquisa do Google!
Veja um vídeo de como chegar ao topo do Google em 6 minutos. (em inglês):
Comentários
Postar um comentário