Como Montar Uma Empresa de Comunicação Visual – Mercado, Oportunidade e Ameaças

banner imagem CabralDesde a pré história a humanidade já se comunicava através de imagens. Pinturas nas paredes das cavernas narravam suas histórias. Embora já fizesse uso da escrita, ao longo dos séculos, a humanidade continuou utilizando imagens para se comunicar. Os instrumentos foram aperfeiçoados: na antiguidade as imagens eram feitas com carvão, resinas vegetais e pedras. Na atualidade usam-se tintas preparadas com pigmentos que permitem uma infinidade de tons de cores.

Com o avanço tecnológico, não só os processos de fabricação e preparo das tintas evoluíram. As pessoas, na contemporaneidade podem contar com modernas técnicas para produção de imagens, sejam impressas ou digitais.

A transmissão de um pensamento ou ideia por meio de signos visuais é chamada de comunicação visual. Os signos visuais são um conjunto de imagens que transmitem a ideia desenhada, por meio de uma relação entre texto e imagem.

A publicidade se utiliza da comunicação visual, através de veículos visuais para promover e divulgar produtos e empresas.

Banners imagem 09São veículos visuais: Outdoors: cartazes, painéis e luminosos;

Publicidade direta: prospectos, folhetos, cartas, catálogos.

Uma empresa de sinalização, banner, impressão e plotagem oferece serviços de impressão gráfica para publicidade.

Esta matéria contém informações importantes para o empreendedor que queira montar uma Empresa de Sinalização, Banner, Impressão e Plotagem, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre o Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.

 

Empresa de Sinalização – BANNER

Mercado – O mercado das Empresas de Sinalização está relacionado diretamente ao mercado de indústrias gráficas, justificado pelo fato de oferecerem principalmente serviços de produtos gráficos.

Segundo o Estudo Setorial da Indústria Gráfica no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF em parceria com o SEBRAE existem mais de 20.300 unidades gráficas no país, das quais, 19.930 (98,25%) são comerciais, 142 religiosas, 122 sindicais e 101 públicas.

Banners imagem 03O setor gráfico é responsável por aproximadamente 1,5% do faturamento total da indústria de transformação nacional. A região Sudeste concentra o maior número de unidades produtivas (53,8%); seguida do Sul (23,3%); Nordeste (12,5%); Centro-Oeste (7,4%) e Norte (3%).

Embora seja um mercado concorrido caracterizado pela disputa entre grandes e médias empresas com micro e pequenos produtores, segundo Alfried Plöger (s.d.), presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf, o aumento da renda da população ampliará a demanda por produtos gráficos. “Verifica-se ainda a tendência de maior crescimento do valor adicionado dos impressos em relação aos volumes produzidos, devido à  procura por itens mais sofisticados”.

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES -

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidade de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiciosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudas a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as porta sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Banners imagem 05OPORTUNIDADES – Atender o mercado de feiras e eventos, segundo dados do SEBRAE, “as feiras e eventos proliferam pelo país afora e a tendência é de que o mercado continue a crescer”.

AMEAÇAS – As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor, identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:

- A concorrência praticada pelas gráficas informais;

- A escassez de mão de obra qualificada;

- Aumento dos preços de insumos.

 

Clique aqui e:

tempo-vale-ouro

Fonte:

http://www.sebrae.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Precisa Ficar Motivado

Conheçam a Super Ferramenta!